PES 2019 segue os mesmos aspectos que seus antecessores quanto à aquisição de licenças. Para entendermos, ao se tratar de uma fórmula similar à do Ultimate Team da saga FIFA, começaremos com uma equipe fictícia (embora possa ser baseada em algumas equipes reais como Barcelona ou Liverpool). A partir daí, iremos contratando novos jogadores, entre os que se destacam jogadores lendários atemporais como Johan Cruiff, Romário e Beckham. Além disso, foram adicionadas licenças de 12 novas ligas.

PES 2019 PRO EVOLUTION SOCCER é a versão mais recente deste incrível simulador de futebol da Konami para Android. Ao contrário de outros jogos com nomes parecidos, neste você pode controlar cada jogador do seu time durante as partidas, do mesmo jeito que faz em consoles e computadores.
A jogabilidade no PES 2019 PRO EVOLUTION SOCCER é perfeitamente adaptada aos dispositivos de tela sensível ao toque. Você pode escolher entre dois modos diferentes: clássico (com botões virtuais) e outro mais moderno. Nos dois modos é possível fazer barreiras, dar chutes de grandes distâncias, bater falta, fazer bicicleta ou cruzar a bola em direção ao gol. Basicamente, tudo o que você poderia fazer se estivesse no campo mesmo.
Como na versão de console, a quantidade de licenças oficiais no PES 2019 é bem limitada. Isso significa que você pode jogar com o Barcelona e o Atlético de Madrid com todos os jogadores reais, mas é do mesmo jeito caso queira jogar com o Real Madrid ou o Málaga.