Em PES 2013, essa mesma jogabilidade evoluiu de uma forma bem agradável. A maneira mais nítida de perceber as novidades é na hora de aplicar um drible ou uma finta em seu adversário. Além de notar jogadores mais ágeis, o sistema de dribles funciona muito bem, o que causa preocupações para a defesa adversária. 
Os gráficos de PES continuam soberanos no gênero. A cada ano, a Konami consegue aperfeiçoar o visual do jogo, tanto com os elementos principais - jogadores e campo de jogo - quanto com outros complementos - como torcida e animações iniciais. Um dos jogos mais animados e mais interativo entre a partida e o jogador.
PES 2013 conta com praticamente todos os modos da versão 2012. A grande novidade fica por conta da inclusão da Copa Libertadores nos modos Liga Master e Rumo ao Estrelato. Você também pode optar por disputar somente a competição assim como a UEFA Champions League - algo que já estava presente na versão anterior do jogo.
A Liga Master continua sendo o modo mais divertido e popular de PES. Dessa vez, a grande novidade é a possibilidade de configurar os treinamento e evoluir ainda mais um determinado setor do seu time. Com isso, você pode optar por um ataque mais veloz, uma defesa mais eficiente etc.